Comunicado à Imprensa

Nova pesquisa da Veritas descobre que apenas 40% das empresas têm usuários de alto desempenho quando se trata de governança bem-sucedida das informações

Os profissionais de alto desempenho avaliam continuamente o valor e o risco de suas informações, automatizam e integram fluxos de trabalho para gerenciar dados de ponta a ponta e monitorar seus dados para detectar atividades externas

Mountain View, CA – 18 de maio de 2016 – A Veritas Technologies, líder em gerenciamento de informações, lançou hoje novas conclusões da pesquisa que esclarecem as práticas mais eficazes de governança da informação que têm possibilitado às empresas a extrair o maior valor possível de suas informações e reduzir os riscos e os custos relacionados. O estudo constatou que 94% das empresas têm um programa formal de governança da informação atualmente em vigor ou estão em fase de planejamento. No entanto, apenas 40% das empresas têm alto desempenho quando se trata de governança da informação.

Em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos, a Veritas pesquisou uma seção global de profissionais de TI, segurança e jurídico de 481 empresas para definir quais ferramentas e táticas estão em uso atualmente e como essas práticas oferecem retornos de controle de informações de forma eficiente. Este último estudo da Veritas segue o Global Databerg Report e o Data Genomics Index, que revelou o agravamento da situação que as empresas enfrentam em relação à explosão de informações. Os resultados desses esforços destacam que 85% de todas as informações armazenadas e processadas pelas empresas são consideradas dados “escuros” ou ROT (Redundante, Obsoleto, Trivial), e que 41% de todos os dados armazenados são obsoletos (ou seja, não foram tocados em três anos).

“Visto que as empresas adotaram uma mentalidade de ‘armazenar tudo’ e que os dados de baixo valor encheram os terabytes, ou até petabytes, de armazenamento, tais empresas têm cada vez mais dificuldade de encontrar as informações quando precisam delas e de proteger efetivamente suas informações confidenciais”, comentou Ben Gibson, Diretor de Marketing da Veritas. “Por esses motivos, e diante de um ambiente normativo incrivelmente complexo e em rápida mudança, o gerenciamento de riscos é o principal motivo pelo qual as empresas estão investindo em programas de governança da informação.”

A maioria das ferramentas e táticas adotadas tem a tradição de “armazenar tudo”
O estudo revela que, uma vez que as organizações decidem investir na governança da informação, elas têm uma grande variedade de abordagens à sua disposição. Das 18 ferramentas (desde arquivamento até descoberta eletrônica, análise de arquivos e muito mais) e 14 táticas pesquisadas (incluindo criação de políticas, restituições e treinamento), todas receberam uma taxa de adoção acima de 60%.

De todas essas ferramentas e táticas, várias demonstraram consistentemente altos níveis de adoção em todas as empresas. Em termos de ferramentas, 87% dos participantes entrevistados adotaram o arquivamento de arquivos e 86% adotaram o arquivamento de e-mails, tecnologias originalmente desenvolvidas para ajudar as empresas a otimizar o armazenamento para volumes de dados crescentes. Do ponto de vista tático, 88% das empresas emitem políticas formais de uso de dados e 84% treinam funcionários sobre práticas de governança da informação, mas ambas as táticas exigem conformidade e esforço do usuário final em vez de automação, tornando a adesão mais desafiadora em um mundo onde os dados crescem 39% ao ano.

Considerando a adoção generalizada de ferramentas e táticas de governança da informação, os participantes da pesquisa foram divididos em dois segmentos com base na eficácia geral do programa de governança da informação de cada empresa e foram avaliados mais adiante.  Curiosamente, a análise revelou diferenças consideráveis entre as ferramentas e táticas adotadas por usuários de baixo desempenho (~60% dos participantes) e usuários de alto desempenho (~40% dos participantes).

Os usuários de alto desempenho conhecem o valor de seus dados
Os usuários de alto desempenho demonstram um foco concentrado na compreensão dos tipos de dados que armazenam e da importância relativa desses dados. O estudo mostra que 72% dos usuários de alto desempenho realizam avaliações de tipo de arquivo para evitar o acúmulo de arquivos não essenciais, enquanto que apenas 29% dos usuários de baixo desempenho usam essa técnica. Da mesma forma, 66% dos usuários de alto desempenho medem a porcentagem de seus dados ROT (Redundante, Obsoleto e Trivial), enquanto apenas 23% dos usuários de baixo desempenho medem seu ROT. Além disso, 62% dos usuários de alto desempenho atribuem pontuações de risco aos dados que armazenam, mas apenas 29% dos usuários de baixo desempenho seguem essa prática.

Os usuários de alto desempenho controlam melhor o crescimento dos dados
Considerando os tipos de ferramentas e táticas mais adotadas pelos usuários de alto desempenho, não foi surpresa que essas organizações tenham sido 39% melhores em excluir dados sem valor e 38% melhores em determinar o valor de um dado individual do que os usuários de baixo desempenho. No geral, os usuários de alto desempenho são 36% melhores do que os de baixo desempenho no controle do crescimento dos dados.

Tanto os de alto desempenho quanto os de baixo desempenho identificaram a mitigação de riscos como a prioridade número um para investir em um programa de governança da informação. Dito isto, os usuários de alto desempenho são 22% melhores em mitigar riscos do que os usuários de baixo desempenho e são significativamente melhores em proteger sua empresa contra a produtividade potencial e perdas financeiras diretamente atribuíveis ao crescimento das informações.

Em última análise, parece que quanto mais visibilidade as empresas têm sobre o valor de seus dados, mais proativas elas podem ser quando se trata de remediação e mais eficazes elas estão no risco resultante da explosão de informações.

“A governança da informação é uma prioridade em rápido crescimento para a maioria das empresas em todo o mundo”, comentou Sean Pike, Diretor de Programa, Segurança de Dados de Próxima Geração e Descoberta Eletrônica e Governança da Informação, IDC. “A explosão de informações criou um ambiente de risco insustentável. A Veritas está ajudando empresas do mundo todo a definir práticas recomendadas para limpar sua área de dados. Desenvolvendo uma estrutura de avaliação de dados, estabelecendo e aplicando políticas de dados e garantindo que a empresa como um todo esteja alinhada para mitigar o risco das informações, qualquer empresa repetir as táticas que tornaram as empresas de alto desempenho neste novo estudo da Veritas tão eficazes.”

Para saber mais sobre essas descobertas, consulte o relatório completo aqui

Soluções de governança da informação da Veritas
A Veritas oferece um portfólio integrado de soluções que fornecem visão em tempo real do espaço ocupado pelas informações da empresa e capacitam os líderes da informação a tomar decisões sobre o que proteger e o que excluir. O portfólio inclui o Veritas™ Information Map, Veritas™ Data Insight, Veritas Enterprise Vault™, Veritas Enterprise Vault.cloud e Veritas™ eDiscovery Platform.

Sobre a Veritas Technologies  A Veritas Technologies LLC permite que as empresas aproveitem o poder de suas informações com soluções criadas para atender aos maiores e mais complexos ambientes heterogêneos do mundo. A Veritas trabalha com empresas de todos os tamanhos, incluindo 86% das empresas da Fortune 500, aprimorando a disponibilidade dos dados e revelando insights para promover vantagens competitivas. www.veritas.com

Veritas, o logotipo da Veritas e do Enterprise Vault são marcas comerciais ou marcas registradas da Veritas Technologies LLC ou de suas afiliadas nos EUA e em outros países. © 2016 Veritas Technologies. Todos os direitos reservados.

Contato:
Veritas Technologies